9 Jan

Sacadas e áreas de lazer ganham charme e segurança com sistema de envidraçamento completo

O envidraçamento de sacadas de áreas de lazer não é novidade para ninguém. Os novos projetos de apartamentos vêm tratando, cada vez mais, as varandas como uma extensão da sala de estar. Mesmo em edifícios que não se encaixam no chamado “alto padrão”, estes espaços passaram a fazer parte da área social, muitas vezes sem que o limite entre os dois ambientes seja notado.

Com a ajuda de um novo sistema de envidraçamento - o Reiki UP, que pode deslizar por todo o comprimento do ambiente independentemente dos ângulos da estrutura -, a sacada é facilmente isolada do ambiente externo e ligada ao restante da casa sem prejuízo à vista. Além disso, esse espaço de lazer (que pode também ser um jardim de inverno, uma sala de jogos, uma biblioteca ou uma sala de leitura) tem como ponto forte a iluminação natural, valorizada com a utilização de vidros para delimitar a área, e uma proteção contra ações climáticas como chuva, vento, poluição, ruídos e insetos.

O Reiki UP atende às atuais exigências da arquitetura. O produto submetido obteve resultado positivo nos testes de ensaio de Manuseio e Corrosão LPC/L-267.116/15 e Pressão de Vento LCP/L-266.464/1/15, de acordo com a ABNT NBR 16259 no renomado Centro Tecnológico de Controle de Qualidade Falcão Bauer em São Paulo. Apresenta um exclusivo preceito de vedação, com inovador e patenteado sistema de nivelamento (PI BR 10 2015 018655 0), sendo o único que não utiliza rebites para fixação dos perfis, o que confere um acabamento mais elegante à composição. Os testes comprovaram eficiência para suportar ventos com até 350km/h. O sistema também prevê diminuição de ruídos e proteção contra chuva, vento e poluição.

Com aplicação diversa, que inclui área residencial e comercial, o produto pode ser negociado antes, durante ou depois da obra. Baseado na tecnologia Reiki, foi desenvolvido ainda o guarda-corpo Duotec para complementar a crescente demanda por sistemas para envidraçamentos.

No entanto, mais do que fechar ou delimitar um espaço, o guarda-corpo Gece R deve atuar na prevenção de acidentes com maior segurança.

Como o assunto envolve qualidade e critérios para o design e a produção dos guarda-corpos, a referência do mercado da construção civil é a ABNT NBR 14718, criada em 2001 e revisada em 2008. A normativa oferece parâmetros para que o projetista possa desenvolver a estrutura a partir do seu conceito arquitetônico, liberando a criatividade. Com base nessa normativa é que são fabricados os guarda-corpos Gece R.

 

De acordo com o engenheiro da BBa sistemas para envidraçamentos, Cleiton Marcon, o guarda-corpo passou a ser visto como algo extremamente importante a partir do momento em que as varandas começaram a ser mais valorizadas não só como áreas de ventilação, mas também para ambientes nobres e diferenciados, como áreas gourmets. “Este produto tem por característica e função proteger crianças, adultos e animais de quedas graves em ambientes onde há desnível ou diferenças de alturas entre uma superfície e outra, garantindo a segurança de quem frequenta o ambiente, assim como de quem passa logo abaixo”, enfatiza o engenheiro.

A ABNT NBR 14718 utiliza o conceito presente nas normas estrangeiras de zonas de estacionamento e de recepção. Conforme o engenheiro, é obrigatória a existência de guarda-corpos sempre que um local de acesso livre às pessoas apresentar desnível maior do que 1 metro, entre o piso onde encontram-se as pessoas e o patamar abaixo. “Em situações onde houver rampa com inclinação maior que 30° também é necessário seu uso. A altura mínima estabelecida dos guarda-corpos é de 1 metro do piso, sendo que, para esta medida deve-se considerar a variável do degrau descrito na norma”, explica.

A norma também modificou a forma de aplicação das cargas nos testes de resistência, no seu valor e nas deformações admissíveis. Nos ensaios de esforço estático horizontal e vertical foi inserida a carga de segurança para avaliação de comportamento dos guarda-corpos após uma eventual sobrecarga. Isso garante que nenhum componente venha a se soltar no caso do guarda-corpo receber algum tipo impacto proposital ou involuntário.

Condições mínimas descritas pela ABNT NBR 14718

- Altura Mínima: 1 metro.

- Ensaios: Para realização dos ensaios deve-se considerar o uso privativo ou coletivo aplicando devidamente as cargas de uso e de segurança.

O Guarda-corpo Gece R também, obteve resultado positivo de Esforço Estático Horizontal, Esforço Estático Vertical e Resistência a Impactos CCC/L-275.588/1/16, de acordo com a ABNT NBR 14718 no Centro Tecnológico de Controle de Qualidade Falcão Bauer.

A estrutura Gece R é totalmente industrializada de forma personalizada ao projeto da construtora ou do especificador – engenheiros e arquitetos. Nessa modalidade, a construtora recebe o produto industrializado pronto para instalar sem quaisquer cortes de alumínio no ambiente. Disponível nas linhas Prime, Glazing e Vision.

Fotos: All Day Glass, Representante Reiki Interior SP e Alphaville.