27 Out

Tudo que você precisa saber antes de envidraçar sua sacada

O envidraçamento de sacadas é extremamente benéfico para condomínios, proporcionando maior proteção contra ventanias e chuvas e resultando também em mais espaço para você aproveitar como quiser. São diversas as vantagens que o envidraçamento das sacadas proporciona aos apartamentos, além do fator estético. 

E então, caro leitor, você possui interesse em realizar o fechamento de sua sacada? Se sim, vamos com calma, já que existem alguns pontos que devem ser levados em consideração antes do envidraçamento ser realizado. O primeiro é o seguinte:

É permitida a instalação de envidraçamentos no seu condomínio? 

Sei que você deve estar empolgado com a possibilidade de envidraçar a sacada do seu imóvel, no entanto, para que isso ocorra, em primeiro lugar, é necessário saber se o edifício comporta que envidraçamentos sejam realizados no condomínio. Para isso, basta se informar através da assembleia ou do próprio síndico. Ainda assim, se você já tem ciência que envidraçamentos são permitidos em seu condomínio, é necessário que a aprovação da instalação seja feita em assembleia. O motivo disso? Alguns envidraçamentos podem caracterizar alteração de fachada, o que quebra o regimento sindical de certos condomínios. A norma aqui é evitar a dor de cabeça, portanto vale a pena seguir cada passo. 

Quais autorizações são necessárias para o fechamento de sacada? 

Além da assembleia sindical do condomínio, é necessário obter outras autorizações para que o envidraçamento de sua sacada ocorra formalmente e sem complicações.   

O motivo? Em certos casos, existe uma questão de direito autoral pertinente às obras de arquitetura, e quaisquer alterações nelas podem ser consideradas contra lei, o que acaba justificando a burocracia por trás dos envidraçamentos de sacada.

Já em condomínios recentes que ainda se encontram dentro do prazo de garantia, é essencial solicitar a permissão da empresa responsável para que o fechamento da sacada transcorra sem problemas. 

Outro documento importante que precisa ser emitido é o alvará da prefeitura, já que em certos casos o envidraçamento da sacada precisa ser regulamentado como qualquer outra obra. 

E as normas ABNT?
 
Para garantir maior segurança, o ideal é que o envidraçamento de sua sacada esteja de acordo com os requisitos exigidos pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), porém, se optar por um envidraçamento da marca Reiki para sua sacada, esse passo já está cumprido, pois a Tecnologia Reiki garante a vigência das normas ABNT para que a instalação do produto siga sem nenhum detrimento com a lei. Você pode conferir o manual do envidraçamento Reiki Up e o manual do Guarda-Corpo Gece R para entender mais acerca dessas regularizações.

Como prosseguir com o envidraçamento da sacada? 

Depois de todas as devidas permissões, você deve solicitar o envidraçamento com a empresa de preferência, e aproveitar e desfrutar da vista e do cômodo com o fechamento da nova sacada. No caso da marca Reiki, pioneira há 20 anos no mercado nacional, existem Fabricantes Licenciados em cada estado ou região do País e esses por sua vez possuem Revendedores Autorizados devidamente credenciados, treinados para realizar medição, orçamento, instalação e eventuais manutenções que o sistema venha a precisar.

Você ainda tem dúvidas sobre o Sistema Reiki de envidraçamento? Acesse agora o chat do Portal Reiki ou envie para sac@reikiamerica.com.br